Perguntas e Respostas

Nossa eficiente equipe de consultores esclarece com rapidez e segurança suas dúvidas de forma clara e objetiva, através do serviço de envio de perguntas e resgates das respostas via internet. Você ainda troca experiências com profissionais de todo País, nos mais variados ramos de atuação e porte empresarial (empresas de grande, médio e pequeno porte; profissionais liberais etc.).

Somos especializados nas áreas: tributária, fiscal, contábil, societária, previdenciária e trabalhista.


Conforme dicionários de língua portuguesa, “dúvida”, entre outras definições, é a “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato”. (g.n.)

Posição em 12/04/2021: Perguntas: 57.691 | Respostas: 60.775

PERGUNTA: CONTABILIDADE POC FINANCEIRO - CONSTRUTORAS - INCC APROPRIAÇÃO

  • Pergunta n° 58423, postada em 7/4/2021, às 17:02

    Autor(a): *** (São Paulo - SP)

    Prezado Consultor , Boa tarde ! Uma Empresa SPE no ramo de construção é optante pelo Lucro Presumido e RET ( com patrimônio de afetação ) Sociedade Limitada . Ela comprou terreno , está construindo e vendendo apartamentos na planta . Na contabilidade de acordo com a solicitação da auditoria ano passado foi sugerido o método POC Financeiro onde se apropria a Receita com Base nos custos incorridos . No entanto agora nos deparamos com as correções do INCC da OBRA , onde o sistema está calculando e integrando a contabilidade as atualizações mensais debitando a conta de clientes e creditando o passivo de receitas diferidas a apropriar . Nossa dúvida é : As correções de INCC devem ser adicionadas ou somadas na planilha de apropriação de receitas com base no POC % ( custos incorridos ) e ir apropriando mensalmente com base nessa metodologia? Ou as correções de INCC devem ir diretamente para o DRE e contabilizadas como receitas de forma integral e mensal ? Obs : As receitas de INCC e demais correções serão tratadas como receitas brutas operacionais no DRE , aqui a dúvida é somente quanto o método e forma de apropriar as mesmas . Obrigado ,

Atenção!

Com fulcro no disposto no caput e inciso XIII do artigo 7º, e nos artigos 24, 29 e 101 a 184, todos da Lei nº 9.610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), na redação dada pela Lei nº 10.695/2003, é expressamente proibida, por qualquer meio, a reprodução parcial e/ou total de matérias exclusivas do site ContadorPerito.Com®, exceto a impressão e a citação ou referência bibliográfica de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Receba diariamente nosso boletim eletrônico.

Cadastre-se

Boletins enviados

« Página principal « Página anterior ^ Topo da página